Eletropolimento & Polimento Mecânico
As melhores solução para superfícies sanitárias em aço inoxidável!
​​​​​​​​​​​​
A ACW Engenharia oferece uma gama de serviços para o tratamento de superfícies de aço inoxidável compreendendo o polimento mecânico, o eletropolimento e a limpeza química & passivação. Estes serviços podem ser feitos individualmente, contudo, a combinação entre um ou mais serviços conduz o cliente a experimentar o que há de mais moderno e eficaz para a resistência contra contaminação microbiológica e corrosão de superfícies em aço inoxidável.
​
​
​
​
​
​
​
As atividades de polimento são controladas por inspeção de rugosidade (rugosimetro) e nossos procedimentos de polimento geram a menor perda de espessura do mercado, evidenciado na inspeção por ultrassom da espessura.
​
O polimento mecânico empregam equipamentos e consumíveis de alta qualidade, que associado ao nosso time especialista alcança níveis de rugosidade média (Ra) abaixo de 0.8 μm até níveis de 0.1 μm.
​
Nosso eletropolimento localizado emprega um cabeçote portátil que pode ser usado em nossas instalações ou nas instalações do cliente, obtendo níveis de rugosidade extremamente reduzidos. A Figura 1 compara imagens de microscopia eletrônica de varredura de duas superfícies: polimento mecânico (Fig. 1a) e eletropolimento (Fig. 1b).
​
​
​
​​
Figura 1. Microscopia eletrônica de varredura de uma superfície (a) polida mecanicamente e (b) eletropolida (Fonte: Astropak.com).​
Vantagens do Eletropolimento com tecnologia da ACW Engenharia:
​
-
Maior resistência e estabilidade do filme passivo.
-
Menores níveis de rugosidade média.
-
Maior facilidade para limpeza CIP da superfície.
-
Reduzido risco de incrustação.
-
Maior resistência à corrosão localizada.
-
Superfície mais inerte quando comparado ao polimento mecânico.
-
Superfície livre de tensão superficial e contaminantes.
A Figura 2 compara a microestrutura de um aço inoxidável polido mecanicamente com o eletropolido, e fica evidente a superioridade do eletropolimento para aplicações sanitárias e de resistência à corrosão. O polimento mecânico gera tensão superficial e alteração metalúrgica no aço devido a força de tensão e compressão imposta sobre a superfície. A microestrutura do aço passa a apresentar ferrita-detal transformada por deformação e a superfície final apresenta óxidos complexos, inclusive com incrustação de partículas do consumível de polimento. Ao comparar o eletropolimento, que reduz a rugosidade média através de um processo eletroquímico reduzindo a relação pico/vale da superfície, percebe-se que não há alteração da microestrutura do aço na superfície (totalmente austenítica), e sem a inclusão de partículas ou incrustação de óxidos.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Figura 2. Superfície com (a) polimento mecânico e (b) eletropolida. Nota-se a evolução microestrutural na superficie do aço polido mecanicamente equanto o eletropolimento mantem a qualidade metalúrgica sem deposição de óxidos na superfície. (Fonte: Henkel-epol.com)
Capacidade de aplicação da ACW Engenharia:
​
A ACW Engenharia pode realizar o eletropolimento desde pequenas peças até grandes equipamentos, em nosso unidade ou no cliente. Conheça nosso serviço móvel de polimento & passivação. Destacamos que:
​
-
Pode ser realizado de forma localizada ou por banho.
-
Tubos, válvulas e conexões.
-
Implantes e instrumentos da área médica.
-
Peças de aplicação crítica.
-
Filtros, bombas e trocadors de calor.
-
Interno de tanques assépticos.
-
Tanques, misturadores, serpentinas, reatores.
-
Equipamentos da indústria alimentícia.
-
Fermentadores e autoclaves.
O resultado final é atestado e validado por nosso equipamento patenteado PassivityScan® em conformidade com o código ASME BPE e toda documentação segue diretrizes da GMP.







